Olá!

Nós somos os meninos do 4º D da Escola do Paraíso.

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Provérbios

- Não metas o nariz onde não deves.


                                                     Mariana Baptista

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Monumentos de Vila Franca de Xira


Eu escolhi um monumento da nossa região, pois se não formos nós a falar deles quem falará?
Todos os fins-de-semana quando vou aos meus avós paternos gosto de ir a pé com os meus pais.
Passo por várias estátuas, mas as que eu gosto mais, têm a ver com os toiros, pois é pelos toiros que a cidade de Vila Franca de Xira é conhecida.
Junto à estação de comboios há o Monumento ao Toureiro, este monumento homenageia aqueles que usam a arte de enganar os toiros.
Da autoria de Rui Fernandes foi inaugurado no dia 29 de Setembro de 2001, isto sei porque fui lá ver a placa que está no monumento.
É uma homenagem a todos os toureiros na arte de tourear.



Pedro Charana

Ida ao Bailado

Mundo Meu
Na sexta-feira fui com o meu professor e a minha turma ao Ateneu de Vila Franca de Xira. Fui assistir a um bailado, que tinha uma história.
A história era sobre um rapaz, que tinha uma rosa que para ele era especial, pois era o seu mundo.
Mas nesta história apareceu uma menina, que lhe queria dar várias rosas, e mostrar o mundo dela, mas ele não gostou, porque a rosa dele era especial, por isso o seu mundo também o era.
A menina com as rosas fez uma roda à volta do menino, pois queria lhe dizer que havia outro mundo para além do dele.
Eu gostei de assistir ao bailado, foi pena não haver falas.





Pedro Charana

domingo, 27 de novembro de 2011

Monumentos de Vila Franca de Xira

Munumento ao Alves Redol
 
     Alves Redol nasceu em Vila Franca de Xira no dia 29 de dezembro de 1911 e faleceu em Lisboa no dia 29 de novembro de 1969.
      Existiram também homenagens a Alves Redol tais como: uma escola secundária, uma estátua, o nome de um edificio  e de uma rua.
     Alves Redol era escritor e escreveu livros infantis tais como: " A vida mágica da sementinha", " A flor vai ver o mar" e " A flor vai pescar num bote"...
    O escritor escreveu obras muito importantes como por exemplo: " Gaibéus", " Avieiros ", " Olhos de água" e " Barranco de cegos"...
     Foi a figura mais importante do movinento  cultural chamado Neo-Realismo. No museu do Neo-Realis-mo, neste momento existe uma exposição dedicada a Alves Redol e o seu titulo é "horizonte revelado".

Sofia Nunes

Ida ao Bailado

Eu e a minha turma fomos ver um bailado no ateneu de Vila Franca, o bailado chamava-se “Mundo meu” e era da companhia nacional de bailado contemporâneo.
Algumas partes, nós não entendemos o que era suposto, mas no fim a apresentadora explicou tudo e respondeu a algumas perguntas nossas.
Até foi giro porque nós aprendemos algumas palavras novas, nós fomos na viagem com quem quisemos. Eu espero que voltemos a fazer passeios deste tipo: musica, dança, teatro, etc.

Lara Sousa

Ida ao Bailado

O bailado
    Eu no dia 25 de novembro de 2011, sexta-feira, fui ver um bailado chamado " MUNDO MEU " que foi feito pela Companhia Nacional de Bailado Contemporâneo.
     Nessa visita eu reparei que era um rapaz que estava a dormir e acordou perdido.Ele encontrou uma rosa e achou essa muito bonita depois encontrou uma rapariga que também estava perdida e que tentou mostrar ao rapaz o mundo dela, o rapaz vendo isso também tentou mostrar o mundo dele.
     A rapariga foi embora e quando voltou trouxe várias rosas e mostrou-as ao rapaz mas este devolveu as rosas porque achava que a dele era única.
     Por fim tinha uma pergunta a fazer: " Quanto tempo precisaram para que o bailado ficasse perfeito?".
TRABALHO FEITO POR: SOFIA PIRES NUNES                                     DATA:27/11/2011

sábado, 26 de novembro de 2011

Ida ao Bailado

O BAILADO
    Na sexta-feira a nossa turma foi ao Ateneu Artístico Vilafranquense ver um bailado chamado “Mundo meu”.
   O bailado tinha dois dançarinos que dançavam muito bem e a história era assim: era uma vez um rapaz que tinha uma rosa muito especial e um dia veio uma menina mostrar-lhe o seu mundo, mas ele não ligou nenhuma.    Depois a menina trouxe-lhe várias rosas, mas ele também não quis saber, porque a sua rosa é que era especial para ele. O moral da história é que devemos descobrir coisas novas e não ficar sempre no mesmo sítio.
   O bailado foi giro e os bailarinos dançavam bem, mas as músicas é que não eram grande coisa e aquilo não tinha voz, por isso gostei mais ou menos.
FIM
JOÃO NUNO ASSUNÇÃO

Os Primeiros Povos da Península Ibérica

Ida ao Bailado

  Mundo Meu

No dia 25/11/2011 eu, os meus colegas e o meu professor fomos ver um bailado chamado “Mundo Meu”.
O espectáculo era sobre um rapaz que imaginava o seu mundo e tinha uma rosa muito especial e única para ele. Havia uma rapariga, essa rapariga queria mostrar-lhe o seu mundo mas ele não queria, depois ela queria mostrar-lhe rosas e dar-lhe as rosas mas ele não queria porque a dele era única para ele.
E eles aprenderam a fazer aquela coreografia tão bonita na “companhia portuguesa de bailado contemporâneo”.

FIM

  Realizado por: Carolina Cunha

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Monumentos

VISITA AO CASTELO DE MARVÃO


Em Outubro fui passar um fim-de-semana ao Alentejo e visitei o Castelo de Marvão. É um castelo mesmo impressionante! Fica no alto de uma serra muito íngreme e de um lado há um precipício muito grande e perigoso. Lá do alto vê-se tudo à volta até muito longe o que era muito importante para descobrir os espanhóis e os mouros que queriam invadir o castelo.
O castelo tem uma aldeia dentro das muralhas onde ainda vivem algumas pessoas. Mas a parte mais gira é mesmo o castelo e a torre. Andei por cima de algumas muralhas a brincar aos cavaleiros, mas os meus Pais mandaram-me vir logo cá para baixo, porque senão caía dali abaixo e aquilo era muito alto.
Eu e o meu Pai também fomos à cisterna e descemos muitos degraus: aquilo era muito grande e tinha buracos por onde a luz entrava e cheirava muito mal. Mas até foi giro, porque a nossa voz fazia um eco e não se via onde a cisterna acabava.
Depois fomos embora e comprámos uma espada e um escudo para mim. Foi espectacular brincar no castelo e espero fazer isso outra vez.
FIM
João Nuno Assunção

Monumentos de Vila Franca de Xira


Praça de Touros Palha Blanco

Na praça de touros Palha Blanco fazem-se muitas festas, por exemplo no colete encarnado e na feira de Outubro.
Na praça de touros também se pode fazer garraiadas, corridas de touros com cavaleiros profissionais e os forcados apanham os touros e fazem as pegas.
Nós cá em Vila Franca de Xira temos uns forcados que são os Forcados amadores de Vila Franca de Xira.
A nossa praça nasceu em 1899 e tem agora 112 anos mas a praça já foi restaurada e pintada de novo, porque já estava ficar feia e se não tivesse sido pintada e restaurada se calhar a praça já tinha caído.
FIM
Inês Filipa Esteves Rato

Monumentos de Vila Franca de Xira

Museu de Vila Franca de Xira
No museu de Vila Franca de Xira há muitas coisas como livros, histórias de Portugal, e onde se fala de reis.
No museu de Vila Franca de Xira também existem histórias das pessoas que encontravam grutas e as coisas que os homens das cavernas tinham lá deixado.
No museu de Vila Franca de Xira pode haver quadros e outras coisas que os reis tenham usado, como espadas, livros…
Fim



De Inês Filipa Esteves Rato. 

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Monumentos de Vila Franca de Xira

O monumento ao Toureiro

    Esta estátua está situada no centro da cidade de Vila Franca de Xira, no largo ao pé da estação de comboios.
    Foi inaugurado em 29 de Setembro de 2001 e foi feito por um senhor chamado Rui Fernando.
     Isto é uma homenagem aos toureiros de lide a pé, eles têm muita coragem porque se metem em frente ao toiro, que é um animal selvagem. Esta profissão pode ser muito perigosa, porque podem morrer muitas pessoas na prática da sua profissão.
    Esta estátua é muito importante porque fala sobre uma tradição de Vila Franca de Xira que é tauromaquia (prática de tourear touros).
    Esta estátua existe há dez anos cá em Vila Franca de Xira. Não sendo a única que descreve este assunto cá na nossa terra.

Realizado por: Carolina Cunha.


domingo, 20 de novembro de 2011

Monumentos

MONUMENTOS DE COIMBRA
Eu nasci em Coimbra e eu vou lá muitas vezes. Coimbra tem muitos monumentos interessantes e bonitos para conhecer! Vou mostrar-vos alguns.

Universidade de Coimbra


É uma das mais antigas universidades em funcionamento da Europa e do mundo, e a mais antiga em Portugal (1290).
A Torre da Universidade, com 33.5 metros de altura, é o emblema tradicional de Coimbra.

Igreja de Santa Cruz


A primeira pedra da sua construção foi lançada em 1131 por Dom Afonso Henriques. Hoje é um Panteão Nacional já que nele estão os túmulos de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, e do seu filho D. Sancho I.

Sé Velha


A Sé Velha foi mandada construir por D. Afonso Henriques logo depois dele se declarar rei de Portugal e ter escolhido Coimbra como capital do reino. D. Sancho, o segundo rei de Portugal, foi ali coroado.
Vista de fora, a Sé parece um castelo, com poucas janelas e cheia de ameias na parte de cima.

 Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

Este monumento esteve muitos, muitos anos inundado pelas águas do rio Mondego, mas agora está recuperado e ficou muito bonito.
O Mosteiro representa para a cidade a Rainha Santa Isabel, Padroeira de Coimbra e que tem uma história muito bonita, O Milagre das Rosas.

Quinta das Lágrimas

É uma quinta que o povo diz ser dos amores do príncipe Pedro e a dama Inês de Castro. Dizem que foi aqui que morreu D. Inês e, diz a lenda, ainda se lá pode ver, no fundo do regato que sai da Fonte dos Amores, a cor avermelhada do sangue derramado.

Castelo de Montemor-o-Velho

Este castelo fica perto de Coimbra e gosto muito de lá ir brincar aos cavaleiros.
O Castelo de Montemor-o-Velho tem vestígios de ocupação muito antiga, talvez pré-histórica, e de certeza da ocupação romana.
Antes do Condado Portucalense se tornar independente, já este castelo era conquistado umas vezes pelos árabes, outras vezes pelos cristãos. Depois, foi muito importante  a seguir à Independência do Condado Portucalense, porque com outros castelos formava uma cintura defensiva da cidade de Coimbra. Houve lá sempre muitas lutas. Também foi lá que o Rei D. Afonso IV mandou matar a D. Inês de Castro.

Conímbriga

Perto de Coimbra fica Conímbriga, que é uma antiga povoação romana. Lá podemos encontrar ruínas romanas, que nos dão uma ideia como viviam os romanos antigamente.
FIM
João Nuno Assunção

Os Monumentos

Torre Eiffel

     A Torre Eiffel, é uma torre feita de ferro e que se encontra em Paris (França).    Essa torre tem 324 metros de altura. A Torre Eiffel, é uma torre muito famosa, já tem 200 anos porque é do século XlX.
    Quando se pensou construir esta torre, mais de 100 arquitectos concorreram, quem ganhou foi um senhor chamado Gustave Eiffel, daí ter ficado o nome da obra Torre Eiffel 
    Esta obra foi pensada para comemorar as invasões francesas, era para ser desmanchada, só mais tarde se decidiu que ficasse para sempre naquele lugar.
    Quem visita paris não pode deixar de conhecer a Torre Eiffel, ela é o monumento mais visitado do mundo. Existe um restaurante e várias lojas nos vários andares da torre. A vista sobre a cidade de paris é linda quando se sobe à torre. Todas as pessoas que vão a França trazem como símbolo do país uma Torre Eiffel miniatura.
Lara Sousa


sexta-feira, 18 de novembro de 2011

                                                                   


            A minha cidade é Vila Franca de Xira, é sede de concelho da região da grande Lisboa, é situada na margem direita do rio Tejo.
            Vila Franca de Xira tem uma cultura taurina muito presente por toda a cidade, como por exemplo a praça de toiros Palha Blanco, muitos monumentos que homenageiam a prática equestre como o monumento ao campino, ao toureiro e ao forcado.
            Na minha cidade também existe um pelourinho manuelino junto à câmara municipal e o edifício dos paços de concelho. Mas o que eu mais gosto, é da estação de caminhos-de-ferro que tem azulejos que contam a História da minha cidade, quem quiser ter uma vista soubre a cidade pode subir ao santuário da boa morte e lá para além da vista da cidade vai ver as Lezírias

FIM



    Feito por: Daniel Menino.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Atelier de Pintura - Projeto Comenius

O atelier de pintura
 Eu fui ao atelier de pintura  e umas amigas minhas chamadas: Ana Sofia e Madalena.
 Na atividade eu e elas fizemos o Xiro,que é o símbolo de Vila Franca de Xira.
 A Ana Sofia fez o Xiro e depois eu, a Ana Sofia e a Madalena pintámo-lo.
 Para o Xiro ficar bem  pintado,  demorámos  algum tempo mas conseguimos acabá-lo.
  Também vimos os símbolos de vários países, tais como :
a Áustria, a Alemanha, a Eslóvaquia...
  Os símbolos dos outros países também ficaram muito bem.
  Depois de termos feito o nosso emblema éramos para ir fazer ginástica, mas não houve tempo.
  Toda esta diversão aconteceu na escola Reynaldo dos  Santos.
NOME: Sofia Pires Nunes
DATA: 15/11/2011

Monumentos de Vila Franca de Xira

Monumentos de Vila Franca de Xira


Este é o pelourinho de antigamente. Aqui é onde os maus 
(que torturavam as pessoas) eram castigados por terem feito 
mal às pessoas.


E esta é a estátua de homenagem ao campino. 
Simboliza uma das tradições de vila franca que é as touradas.


Esta é a praça de touros Palha Blanco. Aqui é onde nós vila-franquenses fazemos as corridas de toiros. Podem não acreditar mas esta praça tem 111 anos.


Esta é a Igreja do Senhor da Boa Morte. 
E foi os Mouros que a construíram!

FIM

FEITO POR:CAROLINA LOPES CUNHA 








segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O S. Martinho em Banda Desenhada

Inês Rato

Rodrigo Galhofas

João Assunção

João Caçoila
Carolina
Daniel Menino

Sofia Nunes
Joana Santos

Lara Sousa
Maria Belchior

Gonçalo Silva


Iara Correia